domingo, 16 de junho de 2013

Esta postagem é o resultado das discussões no fórum de grupo, módulo 3, plano de aula sobre Tratamento da informação.

 Plano de Aula
1) Tema
Tratamento da Informação
Tempo previsto 3 semanas

Os fenômenos científicos e sociais, necessitam que suas informações sejam organizadas, nesse sentido, a coleta de dados, organização em tabelas e gráficos, são primordiais para sua interpretação.
Ao apresentarmos aos estudantes estas técnicas de tratamento da informação, possibilitaremos que tornem-se leitores com compreensão deste tipo de linguagem, sempre presente em livros, jornais, revistas e sites da internet.


2) Objetivo Geral
Desenvolver no aluno a habilidade necessária para proceder a Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas

3) Objetivo Específico
Levar o aluno a identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informações

4) Justificativa
Associar informações apresentadas em listas e ou tabelas e gráficos  de maneira a interpretar os dados nelas contidos

5) Competências e Habilidades
Grupo II (realizar)
H36 - Identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informações.(gráficos elementares, barras, linhas, pontos).
GrupoIII (compreender)
H34 - Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas.
H35 - Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de gráficos.


6) Narrativa
Introdução da importância da construção e interpretação de gráficos e tabelas no cotidiano

7) Atividades Propostas
A primeira aula será a Tele aula 29 do Novo Telecursohttp://www.youtube.com/watch?v=vp2e7F0Hu0Y
No caderno do aluno trabalharemos com tabelas simples , de dupla entrada, gráficos de colunas, linhas, setores e outros.
Trabalho em duplas de coleta de dados em notícias de jornais ou revistas, para montar tabelas e gráficos.
Pesquisar na internet notícias que contenham tabelas, gráficos e análises.

8) Estratégias
a)propor a apresentação de dados em tabelas de forma predefinidas, com o objetivo de valorizar o pensamento lógico durante a busca de critérios de classificação e durante a seleção de atributos daqueles dados; analisar tabelas com dado de relevância social de forma que favoreçam a interdisciplinidade e a abordagem dos temas transversais:
b)analisar alguns gráficos, selecionados através de perguntas bem formuladas que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora, propor situações nas quais o aluno precise de informações obtidas em um gráfico para resolver determinado problema.



9) Recursos
Jornais, revistas e internet, caderno do aluno SEE-SP

10) Avaliação
Contínua - Apresentação em grupo de uma pesquisa realizada, tabulada e com as informações em gráfico adequado,
acompanhamento do desenvolvimento das atividades do caderno do aluno.

11) Recuperação
Se a dificuldade do aluno estiver na organização e e análise de dados em tabelas, usar a produção de um texto em que se explique a informação de uma tabela publicada em jornal ou revista.
Se a dificuldade estiver relacionada à compreensão de gráficos, propor pesquisa sobre gráficos com informações a respeito de algum assunto que desperte o interesse deles (esporte, saúde, laser, tc.) Pedir que identifiquem dados relevantes a partir destes gráficos.

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